Dicas de Viagem


COMO CHEGAR A LENÇÓIS

Avião – A AZUL linhas aéreas opera o trecho entre Salvador – Lençóis. Há três vôos semanais nas terças, quintas e domingos.

SSA – LEC : 13:30 / LEC – SSA : 15:00.  * os horários sofrem alterações. Durante o horário de verão os vôos são antecipados em 1h: SSA – LEC : 12:30 / LEC – SSA : 14:00.

 

, por isso Clique aqui e confira os preços e horários no site da Azul

Ônibus – Viação Real Expresso (trecho Salvador – Lençóis, a partir da rodoviária de Salvador) diariamente, em três horários:

Salvador  - Lençóis : 7:00, 13:30, 17:00, 23:00

Lençóis – Salvador : 7:30, 13:30, 23:30  (R$65,00 por trecho / 6hrs de viagem: 420Km)

Transfer Privativo - Direto do aeroporto ou de sua hospedagem em Salvador, para Lençóis (420km, 6horas de viagem).

BANCOS

Há apenas o Banco do Brasil como opção de caixa eletrônico na região. As duas outras opções são o Bradesco, que funciona nos Correios,  e a Caixa econômica, na casa lotérica, ambos em horário comercial (podendo atrapalhar o seu passeio).

A maioria dos estabelecimentos (pousadas, hotéis, agências e restaurantes, postos de combustível) aceitam cartões, mas os estabelecimentos menores e principalmente alimentação, taxas e extras nos atrativos, o pagamento é somente em dinheiro.

CLIMA

O clima na região é predominantemente quente e úmido durante o dia. A noite a teperatura cai ficando mais agradável. É comum em algumas épocas do ano o tempo nublado pela manhã, mas o sol aparece com força ao longo do dia, por isso nunca saia para os passeios sem proteção ao sol.

Mesmo nos períodos de chuva o clima permanece mais estável durante o dia, chovendo na parte da noite e da manhã, sendo raríssimos os casos de cancelamentos de passeios em função do tempo. Ao invés disso, as cachoeiras e rios ficam mais cheios, tornando os locais ainda mais bonitos. Nos períodos de menos chuvas, normalmente nos últimos meses do ano, o clima também não exerce nenhum problema para o turismo na região.

ALIMENTAÇÃO

Nos passeios, a alimentação varia de acordo com o roteiro do dia. Em alguns casos há almoços regionais e nos roteiros de trilha, um lanche reforçado e balanceado para agüentar o dia.

A noite, o visitante pode curtir a gastronomia rica e diversificada que Lençóis oferece, de comidas típicas a culinária internacional da melhor qualidade.

HOSPEDAGENS

As cidades e vilas da Chapada Diamantina oferecem uma excelente rede hoteleira, para todos os gostos e bolsos. Desde pousada simples e aconchegantes, a pousadas requintadas e ótimos hotéis. Na maioria dos estabelecimentos os donos estão sempre presentes, garantindo um serviço diferenciado aos hóspedes. Mas vai aqui uma dica. Decida o seu roteiro antes de reservar as hospedagens, pois há muitas opções de passeios em que é preciso pernoitar em outra cidade ou vila da região.

ENERGIA ELÉTRICA

A energia elétrica na região é 220V. Hoje a maioria dos pequenos utensílios recarregáveis são bivolt, mas lembre-se de conferir antes de usar.

SEGURANÇA

As cidades e vilas da Chapada são seguras aos visitantes. Esqueçam os problemas das cidades grandes.


O QUE LEVAR NA MALA?

Evite encher a sua mala sem necessidade. Anote aí:

Durante o dia: roupas confortáveis e leves para caminhar, short ou bermuda, calça comprida ( é indicada em algumas trilhas), camiseta.

A noite: Somente no inverno a temperatura baixa um pouco e vale a pena trazer uma calça e um casaco.

Para a sua aventura:

Mochila de 15 a 30 litros – tamanho ideal para os passeios diários.

Tênis ou Bota de Caminhada – Indispensável. São os mais adequados para garantir segurança e conforto aos seus passeios

Roupa de Banho – Também indispensável. Há opções de banho em todos os passeios, e coletes salva-vidas caso você não saiba nadar

Toalha – Há toalhas específicas para trekking, de secagem rápida e que ocupam pouco espaço na mochila

Capa de chuva – Indispensável.

CasacoPrincipalmente se você vai pernoitar na trilha. Moleton ou fleece são suficientes

Sandálias – Para descansar os pés depois da sua aventura

Chapéu e Protetor Solar – Indispensável para a proteção ao sol. Na Chapada, mesmo com o tempo nublado é sempre recomendado o uso de protetor solar.

Cajado ou stick – Uma boa sugestão para as caminhadas e recomendado se você possui algum problema de joelho.

Máquina FotográficaPara você guardar os seus momentos, confira sempre a bateria e espaço no cartão de memória antes de sair

Garrafa de Água – Leve sempre uma garrafa de água em sua mochila para os passeios. O ideal é que se consuma de 1,5L a 2L por dia de passeio.

Repelente de InsetosMosquitos não são um grande problema na região, mas algumas pessoas são mais alérgicas que outras, e em alguns locais ao sul do Parque há maior incidência.

Kit de medicamentos – Os Guias possuem kits de primeiros socorros, mas não são médicos e não pode lhe fornecer qualquer medicamento. Traga consigo aqueles medicamentos básicos que você pode precisar (dor de cabeça, dor de barriga ou anti-inflamatório). Procure sempre a orientação do seu médico.

IMPORTANTE


Beba Água – Mantenha-se sempre hidratado durante o passeio e procure consumir 2 litros de água por dia

Avaliação Médica – Se você não pratica atividades físicas regulares, procure um médico para uma avaliação física. Respeite seus limites.

Gestantes – É uma das fases mais importantes da vida, por isso sugerimos sempre que evitem atividades físicas intensas e façam as atividades mais leves.

Informações médicas – Informe a nossa equipe, durante o preenchimento da ficha de cadastro, todas as suas informações pessoais para que possamos passar a nossa equipe e garantir sua segurança nos passeios. Alergias, restrições alimentares, medicamentos tomados regularmente, problemas físicos, cirurgias recentes, qualquer detalhe que possa vir a ser um problema durante a sua aventura.

Praça Horácio de Matos n. 130 Centro - Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia - Brasil

Tel: + 75 3334-1054 / 99833-4465

Contato: chapada@nasalturas.net

Mtur 05.023.458.10.0001-8